Memorial - livro presença

INTRODUÇÃO :

Nosso município possui uma história riquíssima, partindo do contexto de sua própria origem, com Manuel Caculé, e sua peculiar narrativa que envolve patriotismo, desejo de liberdade, encantamento ; fatos que firmaram nossas terras e formaram nosso povo.

Partindo dessa origem, Caculé, depois de se tornar vila, segue seu curso apostando no desenvolvimento destas mesmas terras.

Com o passar dos anos, ergue-se um município promissor. Obras importantes são edificadas, entre essas, para uma sociedade ansiosa por cultura, nasce o Cine Teatro Engenheiro Dórea.

Inaugurado em 1940 (sic) para exibição de filmes, peças de teatro, bailes, programas de calouros e eventos sociais, passou a ser o ícone cultural de uma geração.

Mesmo em evidência durante vários anos, o Cine Teatro  encontrou vários problemas.   Teve sua estrutura deteriorada e, com o desenvolvimento urbano e criação de outros espaços para festas, era cada vez menos requisitado pelo público.   Acabou por fechar suas portas na década de 80.

Felizmente, toda a sociedade caculeense voltou a se encantar com o espaço cultural do Cine Teatro Engenheiro Dórea que em 2012 foi totalmente reformado, tendo sua cultura revitalizada.

Desde sua criação até o momento, mesmo no interim de sua quase extinção, a história do Cine Teatro se manteve viva na memória daqueles que o ocuparam e também nos relatos da história contada.

A história é viva enquanto houverem aqueles que a faça viver.

O Cine Teatro Engenheiro Dórea é um patrimônio histórico vivo, com um acervo encantador, onde todos podem viajar no tempo, discutir fatos relevantes e espelhar-se culturalmente.

JUSTIFICATIVA :

O projeto “Passeando pelo Cine Teatro Dórea” pretende levar ao público a história do cine teatro de Caculé desde sua criação, por meio de exposições de objetos, imagens, amostras fotográficas, vídeos, CDs e documentos preservados, associando aspectos culturais épicos a nossa sociedade atual.

Espera-se que, durante o contato com o acervo histórico em exposição, o visitante conheça nossa cultura e desperte maior interesse para a promoção de outros resgates históricos.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO :

O projeto Passeando pelo Cine Teatro Dórea será organizado em forma de exposição de acervo, no segundo piso do seu prédio.

A primeira e exposição está datada para o dia 14 de agosto de 2017 sendo,  este evento,  parte das comemorações do aniversário da nossa cidade.

O acervo do projeto contará com a exposição dos seguintes itens :

  • Objetos :  máquinas, projetores, rolos de filmes, altofalantes, fitas de projeção, fichas de ingresso, carteiras de sócio, adornos e objetos de uso pessoal.
  • Audiovisual  :  slides, imagens, áudios e vídeos de diversas épocas, inclusive do processo de reinauguração e documentos preservados.

AGENDAMENTO :

Para uma melhor organização e acolhida aos visitantes, torna-se necessário que haja um agendamento com definição de data e horário.

 


Texto transcrito do original do Projeto apresentado à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Caculé, em 10.7.2017.

O projeto foi idealizado e organizado por Carlos Alberto de Souza, Carlos White, entre os meses de abril e julho de 2017; e apresentado em junho de 2017 para aprovação pela referida Secretaria.

Contribuíram com o projeto:
Kleber Carinhanha
Solange Graia
Thomas Sachsse

Agradecimentos especiais para:
Prefeito Beto Maradona
Secretário Marcílio
Secretária de Educação, Cultura e Esporte: Adaílde Telles
Márcia Barreto
José Carlos Teixeira (Zé de Dila)
Sidnéia Graia (Néia Graia)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s